sexta-feira, 28 de julho de 2017

Dia do agricultor

Olá gente!

Hoje dia  28 de julho, é celebrado o Dia do Agricultor,  data criada em razão de ter sido nesse dia, em 1960, a fundação do Ministério da Agricultura, no mandato de Juscelino Kubitschek. É importante não confundir essa data com o dia do Agricultor Familiar, que é comemorado em 25 de julho.

O agricultor possui uma ampla relevância na economia brasileira e mundial, pois é a sua atividade que propicia a maior parte da produção de alimentos, sobretudo aqueles que estão na mesa de todos nós. Por esse motivo, a homenagem aos agricultores, além de justa, é necessária, pois faz referência a um dos mais relevantes serviços prestados para a sociedade.
A profissão exercício do agricultor é uma das mais antigas da história da humanidade, haja vista que a agricultura constituiu-se há mais ou menos 10 mil anos. Com isso, foi permitida o fim da prática nômade, o que alicerçou as primeiras bases para a formação das civilizações e sociedades.
Em razão dos avanços das técnicas, a agricultura e, consequentemente, o trabalho do agricultor foram se transformando. As principais transformações tem destaque para o processo de mecanização e modernização no campo que foi responsável pelo aumento da produtividade dos bens agropecuários. Essa modernização foi muito importante para ampliar a geração de alimentos e matérias-primas.
Uma das primeiras práticas estabelecidas no Brasil, após o início da colonização portuguesa – além do extrativismo vegetal do Pau-Brasil, foi a instalação das monoculturas agrícolas. Inicialmente, o principal produto foi a cana-de-açúcar, mas, com o tempo, veio o café e a soja. Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de café, cana-de-açúcar e laranja.
Em resumo, a importância da agricultura se dá em diferentes aspectos:
a) produção de alimentos para toda a sociedade;
b) geração de matérias-primas para a posterior industrialização;
c) geração de empregos, embora esses sejam mais diminutos atualmente;
d) desenvolvimento da economia, com a geração de riquezas e aumento das exportações.
O Dia do Agricultor, 28 de julho, é, portanto, uma homenagem justa estabelecida em prol dos trabalhadores e produtores do campo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário