domingo, 28 de maio de 2017

Trabalhando os medos

Olá pessoas!!!

          Você tem algum grande medo? Ou um medinho? Um dos nossos medos é o de sermos inadequados. Temos que trabalhar nossos medos e das pessoas à nossa volta. Tem medos que são muito difíceis de superar e tem outros que servem para sermos mais cautelosos. A medida que libertamos nosso medo, nossa presença libera outros.

        Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca de Noé. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.
                                                                 Autor Desconhecido

Tenho recebido alguns pedidos de materiais para trabalhar valores com crianças e adolescentes. Então, estou fazendo uma seleção de alguns materiais que achei disponíveis pela internet e em alguns livros que tratam sobre este assunto e estarei postando aqui  no blog para vocês. O post de hoje traz uma história, bem interessante, para trabalhar medos de um grupo. Faça a leitura com o grupo escolhido e depois abra para as reflexões:


                                       Abrindo a Porta


            Numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto. Cada vez que fazia prisioneiros, não os matava, levava-os a uma sala, que tinha um grupo de arqueiros em um canto e uma imensa porta de ferro do outro, na qual haviam gravadas figuras de caveiras. Nesta sala ele os fazia ficar em círculo, e então dizia:             - Vocês podem escolher morrer flechados por meus arqueiros, ou passarem por aquela porta e por mim lá serem trancados. 
             Todos os que por ali passaram, escolhiam serem mortos pelos arqueiros. Ao término da guerra, um soldado que por muito tempo servira o rei, disse-lhe: -                -Senhor, posso lhe fazer uma pergunta? 
          - Diga, soldado. 
          - O que havia por trás da assustadora porta? 
          - Vá e veja. 
         O soldado então a abre vagarosamente, e percebe que a medida que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente, até que totalmente aberta, nota que a porta levava a um caminho que sairia rumo a liberdade. O soldado admirado apenas olha seu rei que diz: 
          -Eu dava a eles a escolha, mas preferiram morrer a arriscar abrir esta porta.         -Por isso a chamo de porta do medo.O medo sempre faz algo parecer pior, maior do que é, mas se decidimos enfrenta-lo , percebemos que o medo é que faz as coisas parecerem maior do são na realidade e que a tragédia maior é criada na nossa cabeça devido ao medo. Ensinamento: Coragem não é ausência de medo é resistência ao medo.Não há problema em sentir medo, o que não podemos e deixar de agir devido a existência dele..O medo paralisa ,impede-nos de fazer o que tem que ser feito. Quantas portas deixamos de abrir pelo medo de arriscar ? Quantas vezes perdemos a liberdade, apenas por sentirmos medo de abrir a porta de nossos sonhos?

Autor Desconhecido

Este texto poderá ser usado com introdução para debater o assunto ou poderá ser usado após a realização de uma dinâmica que estarei disponibilizando amanhã aqui no blog.
Você também poderá usar frases de reflexão sobre os medos, antes ou depois da leitura do texto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário