segunda-feira, 29 de maio de 2017

Dinâmica "Trabalhando os medos"

Olá pessoas!!!

Ontem iniciei a postagem sobre trabalhando valores. No post de ontem falei sobre os medos e trouxe um texto para usar como base para debater sobre o assunto. Dando continuidade a essa temática, trouxe uma a dinâmica que pode ser feita antes da leitura do texto “Abrindo a porta”.

Para fazer esta dinâmica você precisará dos seguintes materiais: caixa, balas ou bombons, aparelho de som.

Coloque balas na caixa, com um bilhete: COMA! (pode trocar por chocolate se preferir)!

Forre a caixa com jornal para que não se possa saber o que tem dentro. Caso essa dinâmica seja feita com um grupo onde haja alguém com intolerância ou diabético é importante que tenha algo que substitua o conteúdo da caixa ou uso algo que não faça mal para ele.

Peça para a turma que faça um círculo. O dinamizador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: "Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida. Vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar, independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa."
É importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou vergonhosa.

Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (o dinamizador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa... é importante que o dinamizador faça comentários do tipo:
·         Você está preparado? se não tiver coragem...

Depois de muito suspense quando finalmente o a criança (jovem ou adulto) abre a caixa encontra a gostosa surpresa. 

O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em geral a tragédia maior está na nossa cabeça . Podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia.E lembre-se ”Deus não dá a carga maior que o burro” .
Se quiser, distribua outras balinhas ou bombons ao final do encontro a todos os participantes.

Você poderá trabalhar com o grupo:

  • ·         Uma frase para abra um debate sobre como superar os medos:

“Quanto mais enfrentamos nossos medos, mais eles diminuem”.
  • ·         Músicas para analisar a letra e depois abrir para um breve debate:

Jota Quest - O Sol-ADOLESCENTE
Davi e Golias-CRIANÇA
  • ·         Uma história reflexiva:

Título: Abrindo a porta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário