quarta-feira, 10 de junho de 2015

Dia da Língua Portuguesa

Oi gente!!!!

Hoje. dia 10 de junho, é o dia da Língua Portuguesa. Que tal conhecer um pouco sobre essa data?


O mundo que fala português, chamado lusófono, tem atualmente 250 milhões de pessoas, das quais 80% estão no Brasil. É a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, depois do inglês e do castelhano. Por essa importância, seu ensino é obrigatório nos países que compõem o Mercosul.
O português é a língua oficial em Portugal, Ilha da Madeira, arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe e, também, embora não oficialmente, é falado por uma pequena parte da população de Macau (território chinês que foi administrado pelos portugueses até 1999), no estado de Goa, na Índia (que foi possessão de Portugal até 1961) e no Timor Leste, na Oceania (administrado pelos portugueses até 1975, quando foi tomado pela Indonésia e, atualmente, administrado pela ONU).
O fato de a língua portuguesa estar espalhada pelos continentes se deve à política expansionista de Portugal, nos séculos XV e XVI, levando para as colônias essa língua tão rica, que se misturou a crenças e hábitos muito diversos, e acabou simplificada em vários dialetos chamados de “crioulos” nas colônias européias de além-mar.
Do século IX ao XII, aparecem registros de alguns termos portugueses em escritos, mas o português era basicamente uma língua falada. O português em Os Lusíadas, de Luís de Camões – referenciado como o maior poeta da língua portuguesa –, em 1572, é muito próximo do português atual por sua semelhança na estrutura da frase e no aspecto formal das palavras.
A existência de duas maneiras de escrever as palavras oficiais da língua portuguesa, a lusitana e a brasileira, tem sido motivo de várias tentativas de unificação da língua, o que é considerado como importante para a própria valorização do idioma.
A Academia Brasileira de Letras e a Academia das Ciências de Lisboa vêm trabalhando em vários acordos ortográficos entre Portugal e Brasil. Em 1971, no Brasil, e, em 1973, em Portugal, foram promulgadas leis que diminuíram, mas não acabaram com as divergências ortográficas entre os dois países.


Nenhum comentário:

Postar um comentário