quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dia Mundial do Trabalho


DIA MUNDIAL DO TRABALHO



No dia 1º de maio, comemora-se o Dia Mundial do Trabalho. Saiba um pouquinho mais sobre esta data:

O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889 por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à memória dos mártires de Chicago e ao que esse dia significou na luta dos trabalhadores por seus direitos.
Numa greve geral, acontecida em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época, milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho com passeatas e discursos, reivindicando melhores condições de trabalho. A polícia reagiu violentamente e vários trabalhadores foram presos, feridos e mortos.
No Brasil, o 1º de maio também foi a data escolhida, pelo governo de Getúlio Vargas, para criar o salário mínimo (1940), medida que beneficiou diretamente mais de 1 milhão de trabalhadores, e a Justiça do Trabalho (1941), órgão responsável pela conciliação e julgamento dos dissídios individuais e coletivos, controvérsias oriundas de relações do trabalho e dos direitos trabalhistas. Com sede em Brasília, a Justiça do Trabalho é composta pelo Tribunal Superior do Trabalho, por tribunais regionais e por juntas de conciliação e julgamento.
No Brasil, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbem o trabalho infantil. Infelizmente, existem milhares de crianças de 5 a 14 anos de idade trabalhando em lavouras, carvoarias, olarias, pedreiras, mercado informal e atividades domésticas, sem nenhum tipo de remuneração e, o que é muito pior, sem direito de freqüentar a escola.
O trabalhador é peça-chave na sociedade. Por isso, todo e qualquer tipo de trabalho honesto deve receber admiração e respeito.

Sugestão de leitura:
 A galinha ruiva
Um conto popular inglês, Companhia Editora Nacional.
Uma galinha muito esperta mostra como é feio ser preguiçoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário