segunda-feira, 9 de março de 2015

Crateras de impacto e os meteoritos

Oi gente!!!

Semana passada fiz uma experiência bem interessante com os meus alunos do 3º ano sobre a origem das crateras de impacto que existem em nosso planeta, as quais são criadas a partir do impacto de meteoritos ao atingirem a Terra.
Eles puderam entender primeiro a diferença entre meteoritos e meteoros e depois que dependendo do tamanho do meteorito, ao se chocar com o solo, ele pode provocar uma enorme cicatriz na Terra: uma cratera com muitos quilômetros de extensão.

Para a nossa experiência usamos:

  •  Farinha de trigo;
  • Massa para biscuit;
  • Uma caixa grande para colocar a farinha de trigo
Há duas semanas atrás, cada aluno criou o seu "meteorito" usando massa de biscuit , moldamos em formato de bola e fizemos algumas entradinhas com os dedos para simular uma rocha diferente vinda do espaço; Esperamos secar...


 Na aula seguinte, colocamos a farinha de trigo dentro de uma caixa grande para simular o solo terrestre;
Levamos a nossa caixa para um espaço aberto e cada aluno teve a oportunidade de simular a queda de um meteorito chocando-se contra a Terra. Cada um deixou cair uma bola de cada vez sobre a farinha.

 Da mesma forma que o nosso "meteorito" deixou marcas na farinha, os meteoritos que caíram na Terra, no passado, também deixaram várias cicatrizes espalhadas pelo nosso planeta.


Cada aluno pode levar o seu "meteorito" para casa como recordação da aula.
Ao final fizemos um relatório sobre o que aprendemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário