quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A influência dos africanos na nossa culinária - atividade

Você sabia que os negros africanos deram uma importante contribuição para a  culinária brasileira? Eles introduziram ingredientes diferentes como  leite  de coco-da-baía, o azeite de dendê, a pimenta malagueta.
Com eles descobrimos o feijão preto, aprendemos a fazer acarajé, vatapá, caruru, mungunzá, angu, pamonha e muito mais!
Os portugueses traziam da Europa os ingredientes para fazerem suas comidas. A comida reservada para os escravos  era pouca. Eles se alimentavam dos restos que sobravam dos senhores.

Mas, com criatividade, faziam comidas gostosas. Enquanto as melhores carnes iam para a mesa dos senhores, os escravos ficavam com as sobras. Pés, orelhas, carne seca, rabos, costelinhas e outras partes do porco, misturadas ao feijão preto, deram origem à nossa tradicional feijoada.

A culinária  africana para a nossa cultura é tão importante que o acarajé virou patrimônio nacional. Nossa, quanta coisa gostosa!

CULINÁRIA AFRICANA

Abará

Bolinho de origem afro-brasileira feito com massa de feijão-fradinho temperada com pimenta, sal, cebola e azeite-de-dendê, algumas vezes com camarão seco, inteiro ou moído e misturado à massa, que é embrulhada em folha de bananeira e cozida em água.

Acaçá

Bolinho da culinária afro-brasileira, feito de milho macerado em água fria e depois moído, cozido e envolvido, ainda morno, em folhas verdes de bananeira.

Ado

Doce de origem afro-brasileira feito de milho torrado e moído, misturado com azeite-de-dendê e mel.

Aluá

Bebida refrigerante feita de milho, de arroz ou de casca de abacaxi fermentados com açúcar ou rapadura, usada tradicionalmente como oferenda aos orixás nas festas populares de origem africana.

Quibebe

Prato típico do Nordeste, de origem africana, feito de carne-de-sol ou com charque, refogado e cozido com abóbora.

Acarajé

Bolo de feijão temperado e moído com camarão seco, sal e cebola, frito com azeite de dendê.

Mungunzá

Feito  de milho em grão e servido doce (com leite de coco) ou salgado  com leite.

Vatapá

Papa de farinha-de-mandioca com azeite de dendê e pimenta, servida com peixe e frutos do mar






Influência africana na nossa cultura


terça-feira, 11 de novembro de 2014

África e suas contribuições - atividades

Dia 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra. Trabalhe com as crianças esse assunto tão importante que é a importância do negro na nossa sociedade, o que os descendentes africanos trouxeram de contribuições para a nossa cultura, tudo que for relacionado à história dos africanos no nosso país e conhecer também sobre a África.
Para ajudar neste trabalho, seguem algumas atividades sobre esse tema:














sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Diplomas e certificados para formatura infantil - parte 9

Mais alguns modelinhos de diplomas para vocês:











Diplomas e certificados para formatura infantil - parte 8

Eu adoro criar coisas legais com esses programas de computador! Você pode utilizar essas ideias para os seus diplomas ou certificados, mas também pode criar os seus próprios diplomas (eu usei o photoscape). Segue abaixo mais alguns modelitos para vocês:









Segue abaixo dois modelos de bordas que achei na net, onde você também poderá utilizá-las para criar os seus diplomas:



Diplomas e certificados para formatura infantil - parte 7

Últimas  semanas de aula na maioria das escolas, mas algumas ainda estão preparando a sua formatura nas turmas infantis. Por isso, estou postando algumas sugestões de modelos de diplomas e certificados (alguns retirados da net sem alteração e outros foram criados em cima de ideias da net no photoscape).











Diplomas e certificados para formatura infantil - parte 6

Prontos, estes são os últimos! Espero que tenham gostado da contribuição de modelos de diplomas e certificados para uma formatura infantil: