domingo, 27 de julho de 2014

Ideias para os dias dos pais

Oi pessoas lindas!!!

Estava pesquisando algumas ideias para os dias dos pais... então encontrei algumas na web e trouxe aqui para compartilhar com vocês.

Em breve estarei compartilhando também o cartão que criei junto com os meus alunos para a montagem de um mural...



















segunda-feira, 14 de julho de 2014

Mural de volta às aulas: Coração com bracinhos

Oi pessoas lindas!!!!
O recesso acabou... mas para um professor, que ama o que faz, a coisa mais emocionante é seus alunos te abraçarem com tanto carinho com saudade de você.  Meus alunos são nota 10!!!
Eles adoram observar os murais... Então preparei corações com bracinhos e montei um mural singelo de boas-vindas. A ideia é passar a intenção de acolhida, de abraçar. Vejam como ficaram os corações com o nome deles, para representar que cada um foi lembrado:

sábado, 12 de julho de 2014

Dia dos pais - atividades e lembrancinhas













Brincadeiras para o dia dos pais


BOLA NO CESTO:

A equipe que fizer o maior número de pontos, numa cesta de basquete, no decorrer de 1 minuto.

CORRIDA DE VASSOURAS:

1 cadeira ( para marcar o retorno ) e algumas vassouras. Cada equipe recebe 1 vassoura.Um dos alunos deverá sentar-se sobre a vassoura e segurar no cabo.O seu pai o puxará até dar a volta no cone e chegar à linha de partida(que também será a linha de chegada).Dê a largada para que inicie a corrida. Se algum, participante cair da vassoura, terá que voltar de onde caiu e seguir novamente.

ESTOURA BEXIGA:

Amarrar bexigas coloridas nas pernas de pais e filhos e ao som de uma música dançante os participantes enquanto dançam tentarão estourar as bexigas dos demais.

NÓ DO AFETO :

Pais e filhos em uma roda, dão as mãos aleatoriamente, farão um grande nó. Para sair, não podem soltar as mãos e precisam pensar juntos em estratégias para desfazer este nó.

Baralho da multiplicação


Oi pessoas lindas!!!

Hoje trouxe para vocês um baralho diferente, esse trabalha a multiplicação.
Como fazer:
- Primeiro imprima as cartas que seguem logo abaixo;
- Cole-as em um papel mais resistente, como cartolina ou papel cartão;
- Para durar ainda mais, plastifique com papel contact;
- Recorte as peças;
- O jogo pode ser para grupos de 2 a 4 alunos;
-Misture as cartas;
- As cartas do baralho devem está todas viradas para baixo;
- Defina através de par ou ímpar, sorteio ou de outra forma quem começará o jogo;
-Cada aluno deverá virar uma carta e guardá-la, passando a vez para o próximo;
- Ganha quem formar primeiro uma trinca com o resultado correto da multiplicação ( exemplo: [2x] [2=] [4] ou seja multiplicando + multiplicador = resultado correto). Caso prefira, faça com grupos menores de 2 ou 3 alunos e ganhará que tiver mais tricas corretas.



Espero que tenham gostado!!!







terça-feira, 8 de julho de 2014

Roletas para jogos

Oi pessoas lindas!!

Trouxe aqui algumas roletas que criei que poderão ser utilizadas em diversos jogos, como trilha, multiplicação, adição, subtração, dentre tantos é só usar a criatividade !!!
Para usá-las é só imprimir, colar num papel cartão (que é mais resistente), plastificar com papel contact e furar o centro (onde você usará um lápis ou caneta para fazer a roleta girar).
 Para ver em tamanho maior é só clicar na imagem

As roletas que estão abaixo estão em branco para que você use-as para preenchê-las de acordo com o seu jogo (uma tem 8 e a outra 9  espaços em branco)


Espero que tenham gostado!!!


domingo, 6 de julho de 2014

Fazendo um dado

Oi pessoas lindas!!!

Trouxe hoje um molde de dado para você confeccionar com as crianças dados de todos os tipos (com números, desenhos, etc)


sexta-feira, 4 de julho de 2014

Bingo da subtração

Oi pessoas lindas!!!

O jogo de hoje é bem simples para crianças que estão iniciando o processo da subtração. Você também poderá usar essa ideia e criar no Word ou Excel algumas tabelas com números maiores (caso queiram poderei está criando e postando aqui, é só deixar um comentário no final deste post).


quarta-feira, 2 de julho de 2014

Caderno para o projeto de leitura

Oi pessoas lindas!!!

Trouxe aqui para vocês um caderno que fiz para o projeto de leitura da escola onde trabalho:

_ Forrei o caderno com um tecidinho quadriculado que já tinha em casa e coloquei umas cantoneiras de papel criative que fiz (depois estarei postando como fazer as cantoneiras).



- Como estava correndo com muitas atividades para realizar, coloquei na capa algo bem simples que fiz em poucos minutos.: Um livrinho de EVA
- Para fazer é super simples: pegue um retângulo de EVA (usei amarelo, mas pode usar a cor que você preferir.
- Dobre ao meio para marcar o centro;

- Pegue um EVA branco e recorte um retângulo do tamanho de uma das abas do seu livrinho (por isso que deve ser marcado o centro);
- Passe cola quente de um lado e cole, e depois do outro lado também;

-Pegue uma tira de EVA (usei vermelho para destacar) e cole por dentro do livrinho. Isso dará um efeito de livro.


- Por dentro da capa, temos uma lista com os livros que estarão sendo emprestado aos alunos;


- É importante também fazer um controle com o nome dos alunos que já levaram o caderno, mas faça um controle para você também!

- Nas páginas seguintes, colei as orientações e a capa. Como iniciei esse projeto antes do recesso, temos poucas páginas prontas para mostrar para vocês, mas assim que der um mês do retorno, após esse recesso prolongado da Copa, estarei postando algumas fotos de como está indo o projeto.
- O aluno leva esse caderno, junto com o livro escolhido dentro de uma bolsa.

- Abaixo segue  a cartinha com algumas orientações que coloquei no caderno, sobre o projeto e como deverá ser realizado pelo aluno:

Srs. Pais, responsáveis e alunos,

A bolsa da leitura do nosso projeto “Amigo do Livro” estará passeando em sua casa por alguns dias, e para que esse trabalho, que tem finalidade de aprimorar o desenvolvimento da escrita e elevar o gosto pela leitura, segue abaixo algumas orientações sobre o nosso projeto para que o mesmo seja alvo de muito sucesso!!!
Além de estimular o processo da escrita e criar um hábito e o gosto pela boa leitura, o projeto tem como objetivo desenvolver a linguagem oral das crianças, ampliar o vocabulário, ajudar na produção de trabalhos artísticos, desenvolver a capacidade psicomotora e a ampliação do conhecimento de mundo das crianças que ainda aprenderão a confrontar realidade e fantasia.
A bolsa da leitura constitui-se basicamente em uma bolsa para ir à casa do aluno, juntamente com um livro de literatura e o caderno de registros. Ao retornar à escola o aluno deverá levar para a sala de aula a bolsa e dentro dela o registro dos momentos mais importantes desta construção.
O trabalho com a literatura, o brincar de faz de conta é necessário porque imitar diferentes situações permite-nos construir nossa história de vida e outras pequenas histórias, além de participar de atividades de curta duração que envolve tanto o coletivo (inclusive juntamente com a família), com momentos de negociações e limites, permitindo-lhe, assim, maior descontração e autonomia.

REGRINHAS PARA A REALIZAÇÃO DO NOSSO PROJETO:

  • ·       Após a leitura do livro, cabe ao aluno fazer o registro no caderno com apoio, orientação e participação da família;
  • ·     Quando for passar o seu texto para o caderno, escreva-o numa folha a parte, peça que a mamãe, papai ou alguém mais velho corrija os erros e só assim passe a limpo no caderno coletivo;
  • ·         Faça um cabeçalho, respeite as margens da folha, separe as sílabas corretamente quando você tiver que mudar de linha;
  • ·         Não se esqueça do título e o nome do autor do livro  que deverá aparecer logo abaixo do mesmo;
  • ·         Evite copiar partes inteiras do livro, escreva o seu texto com suas palavras;
  • ·         Ser responsável, respeitando o prazo de devolução para não atrapalhar o processo;
  • ·         Ter cuidado e capricho no momento do registro para que nosso trabalho esteja sempre bonito e organizado;
  • ·         Cuide bem do caderno, do livro e da bolsa, pois se lembre: eles são de toda a turma;
  • ·         Faça o registro usando toda a criatividade por meio de DESENHOS, FOTOS, RECORTES QUE TENHAM RELAÇÕES COM A HISTÓRIA OU COM O MOMENTO DA LEITURA, COMENTÁRIOS SOBRE AS REAÇÕES DA SUA CRIANÇA DURANTE A LEITURA DO LIVRO, DEPOIMENTOS E OUTROS RECURSOS QUE CONSIDERAREM IMPORTANTES;
  • ·         Não arranque as folhas do caderno e nem escreva nas páginas do livro;
  • ·         Não os deixe sujar, amassar ou formar dobraduras no cantinho das páginas;
  • ·         Papai, mamãe ou responsável ajude o(a) aluno (a) a entender o texto e fazer as devidas correções na escrita do caderno. Participe!!!
  • ·         Data de devolução: até uma semana após o empréstimo.


 - Esse é a capa interna que colei no caderno (imprimi no papel criative lumi para ficar mais atrativo):



Espero que tenham gostado!!!