domingo, 28 de outubro de 2012

Capelo de EVA


Gente, agora já estamos na reta final e como o fim do ano vem chegando, são muitos eventos que chegam junto com ele, um deles é a festa da formatura dos alunos...


Achei na net essa ideia super bacana e fácil de fazer: Capelo de EVA. E depois você pode dar como  uma das lembrancinhas para seus alunos.



-Corte uma faixa (tira) larga e dois quadrados no EVA preto  (faça de acordo com o tamanho da cabeça dos seus alunos para não ficar desproporcional);
-Corte um quadrado no papelão ou papel cartão dois centímetros menos do que o quadrado de EVA, pois ele dará sustentação à parte superior do capelo. Ele deverá ser colado entre os dois quadrados de EVA;
Cole  a faixa na lateral e depois sobre o quadrado de EVA;
- Pegue uma tira mais larga e corte em finas tirinhas deixando sempre um pedaço sem corta (veja a imagem 3);
-Enrole a faixa cortada  junto a uma tira fina no EVA preto e seguida cole no centro do capelo(veja as imagens 4 e  5) ;
-Cole um pequeno círculo de EVA por cima da tira para dar o acabamento (imagem 6)



Uma outra opção é comprar um cordão para dar o acabamento, veja a imagem que achei na net que ilustra outro modelo:

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dia Nacional do Livro


O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o “Dia Nacional do Livro” por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil.
Seu acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc., ficava acomodado nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro.
A biblioteca foi transferida em 29 de outubro de 1810 e essa passou a ser a data oficial de sua fundação.
E HOJE?
Vivendo na era da informática, nos perguntamos: qual será o futuro do livro na era ditigal? Alguns respondem que as publicações da forma como as conhecemos irão acabar, outros dizem que não, que tanto as edições impressas quanto as eletrônicas vão viver lado a lado, sendo apenas uma questão de escolha do leitor. Ainda é uma questão.
De qualquer forma, não há como negar a existência das editoras e livrarias online. Seus livros podem ser adquiridos - a pedido - no formato tradicional ou, em se tratando de obras de domínio público, como Dom Casmurro, de Machado de Assis, simplesmente serem lidas online, conectado à rede, ou offline, "baixando" o arquivo, para imprimir o livro e ler à hora que desejarmos.
Um avanço e uma comodidade, não? D. João VI, com toda a sua realeza, jamais poderia imaginar algo tão genial.
Pois é a própria internet, com sua comodidade, que nos dá a reposta para nossa pergunta inicial. Ela mesma nos fornece duas opções de leitura: online e offline.
Além do mais, são os próprios donos de editoras online que deixam claro o status que é para um escritor ver seu livro sair da versão online para a versão impressa.
Talvez a questão não seja tanto se o livro impresso vai deixar ou não de existir, mas de que valor será investido daqui a algum tempo. Maior ou menor?
COMO CUIDAR DOS HOMENS?
Para quem curte ler, de forma online ou não, e que possui suas obras preferidas (aquelas de que não se desfaz nem morto!) separadas num espaço nobre de sua estante, é bom saber umas dicas de como conservar esses nossos amigos, os livros.
Aqui vão algumas:
Evite tirar o livro da estante puxando pela borda superior da lombada. Isto danifica a encadernação. A forma correta de pegar é empurrando os volumes laterais, retirando o exemplar desejado pelo meio da lombada;
Evite folhear livros com as mãos sujas;
Evite fumar, beber ou comer nas bibliotecas ou mesmo em casa, enquanto lê uma obra;
Contato permanente com a luz solar faz mal à saúde do livro;
Evite largar os livros dentro do carro;
Evite reproduzir livros frágeis ou muito antigos em copiadoras;
Evite apoiar os cotovelos sobre eles
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

terça-feira, 23 de outubro de 2012

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

AVIÃO COM CAIXA DE PAPELÃO

Para comemorar o dia do aviador e da avião faça esse avião com caixa de papelão: as crianças vão ADORAR!!!!

Com um pouco de paciência e habilidade você terá um brinquedo super legal e ecologicamente correto!

Material:
  • 2 caixas de papelão grandes (ou uma grande e duas pequenas)
  • Estilete
  • Fita adesiva
Pondo a mão na massa...

1- Com a caixa grande vamos fazer o corpo do "avião".
  • Corte as abas da caixa de um dos lados (guarde para fazer outras partes);
  • Feche com fita adesiva as abas do outro lado;
  • Corte um meio círculo de cada lado da caixa e um retângulo na parte que você fechou com a fita. Fazendo a "cabine do piloto"
2- Com a(s) outra(s) caixas vamos fazer as outras partes do avião.

Para a cauda: 
  • Corte um triângulo retângulo grande (1)
  • Corte retângulo pequeno. (2)
  • Faça um corte de mais ou menos 2/3 na metade do lado maior do retângulo e encaixe em uma das laterais menores (cateto) do triângulo. 
  • Dobre o ângulo oposto e fixe a cauda com fita adesiva na parte de trás do avião.
Para as asas:
  • Corte dois retângulos grandes e arredonde uma das laterais menores. Podeaproveitar as abas que você havia cortado para facilitar a medida. 
  • Fixe com fita adesiva nas laterais do corpo do avião.
Para a hélice:
  • Corte um circulo grande. 
  • Corte um retângulo bem comprido para colar com fita em torno do círculo como um tambor. Reserve.
  • Corte a hélice, se preferir faça em duas partes e depois emende.
  • Corte um círculo pequeno.
  • Monte o tambor, a hélice e o círculo menor como na imagem.
Pronto!

Lembra que você cortou as abas de um dos lados, assim dá para brincar de sair voando por aí!
Lembre-se de reforçar todo o brinquedo com a fita adesiva e se quiser aproveite para pintar!



domingo, 21 de outubro de 2012

Aviões de papel para montar

Veja alguns aviões de papel que achei na net : é só imprimir, recortar e montar. Seus alunos vão adorar fazê-los em homenagem ao dia do aviador.





DIA DO DENTISTA

Dia 25 de outubro é O Dia Nacional do Dentista coincide com a assinatura do decreto 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação em odontologia no país, especificamente nos estados da Bahia e Rio de Janeiro. Através de uma portaria do Conselho Federal de Odontologia, a data passou a homenagear quem se dedica à profissão no Brasil.
O QUE FAZ?
Quem pensa que dentista só cuida dos dentes se enganou. Também trata dos problemas da gengiva, boca e ossos da face. Na verdade, ele cuida da saúde bucal como um todo, além da parte estética. Dentre as funções, pode fazer restaurações, obturações, projetar e instalar próteses e dentaduras.
CURSO
Como os demais cursos na área de saúde, o de odontologia é longo, durando, geralmente, cinco anos. No ciclo básico, há disciplinas como anatomia, patologia e fisiologia. Na parte profissionalizante, o aluno tem aulas de farmacologia, cirurgia, prótese e traumatologia. E logo no segundo ano treina obturações em bonecos.
OS DENTES E SEUS INIMIGOS
Presos aos maxilares inferior e posterior, os dentes são estruturas calcificadas que fazem a mastigação dos alimentos. Sua parte externa é coberta pelo esmalte, que é a substância mais dura. Sob ele, encontra-se uma substância óssea chamada dentina. Tem a polpa dental que é um tecido conjuntivo frouxo composto de nervos e o cemento que prende a raiz e liga o dente à gengiva e à mandíbula.
A cárie só aparece quando uma bactéria que se acumula com outras, ficando presa ao dente e à gengiva. Essas bactérias formam a placa bacteriana que transforma os restos de alimentos, principalmente os que contém açúcar, em ácidos prejudiciais aos dentes. Eles atacam o esmalte até abrir um "buraco" que é a cárie num processo conhecido como desmineralização.
DICAS PARA HIGIENE BUCAL
Com a saúde da boca não se brinca! Preste atenção nas dicas para manter uma boa higiene bucal:
Não sopre o alimento para esfriá-lo para não contaminá-lo com bactérias.
Use o fio dental ou fita dental pelo menos uma vez ao dia para limpar as superfícies não alcançadas pela escova.
A escova de dentes deve estar sempre em bom estado, com cerdas macias e pontas arredondadas. Se as cerdas ficarem tortas, a escova deve ser trocada.
A pasta dental não deve ser ingerida, pois contribui para a fluorose, problema relacionado com o consumo em excesso de flúor.
O descuido com os dentes e gengivas pode causar doenças graves como a endocardite bacteriana causada por uma bactéria que se aloja nas válvulas do coração. Para se prevenir, escove os dentes após as refeições; faça remoção periódica de tártaro; use fio dental e informe ao dentista caso seja portador de qualquer anomalia cardiovascular.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Segue abaixo algumas atividades para trabalhar essa data:






sábado, 20 de outubro de 2012

Aviões de papel

Quem nunca fez um aviãozinho de papel? De criança até adulto sempre tem alguém que gosta de mostrar as suas habilidades, mas geralmente as pessoas fazem aquele tradicional com poucas dobradas no papel. Pesquisei na net e achei alguns modelos diferentes com passo a passo, que até as crianças conseguirão fazê-los.













Dia da aviação e do aviador



No dia 23 de outubro comemoramos o Dia do Aviador porque foi nesta data no ano de 1906 que Santos Dumont, o grande inventor brasileiros levantou vôo com o seu "14 Bis". Foi o primeiro vôo de um aparelho mais pesado que o ar. Era o princípio da aviação, o meio mais rápido e arrojado de locomoção conseguido pelo homem.
Alberto Santos-Dumont nasceu a 20 de julho de 1873 em Santa Luzia do Rio das Velhas, hoje cidade de Santos-Dumont, depois de ter sido denominada cidade de Palmira por dilatados anos. Era filho do engenheiro Henrique Dumont e de D. Francisca de Paula Santos. Faleceu em Guarujá - São Paulo - em 23 de julho de 1932. Eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 4 de junho de 1931, não chegou a tomar posse de sua cadeira.
Ainda pequeno, Alberto muda-se para Valença onde a família passou a se dedicar ao café. Em seguida seu pai comprou a Fazenda Andreúva a cerca de 20 km de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Ali, o pai de Alberto logo percebeu o fascínio do filho pelas máquinas da fazenda e direcionou os estudos do rapaz para a mecânica, a física, a química e a eletricidade.
Apesar de sua ascendência francesa e de ter realizado a maior parte de sua obra em Paris, amava o Brasil profundamente e vivia protestando ao governo para que desse mais atenção à aviação. Aqui suicidou-se em 1932.
Estava com profunda depressão originada pelo excesso de trabalho e pelas fortes tensões que sofrera em perigo nos vôos experimentais.
Alberto Santos-Dumont é considerado o Pai da Aviação. A Lei 3636, de 22 de setembro de 1959, concedeu-lhe o posto honorífico de Marechal-do-Ar. De 16 a 23 de outubro transcorre a Semana da Asa.
Fonte: iaracaju.infonet.com.br

Segue abaixo algumas atividades para trabalhar esta data:













quinta-feira, 18 de outubro de 2012