quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tenha atividades planejadas para manter TODOS os alunos ocupados

Manter todos os alunos ocupados e trabalhando não é um sonho, porém exige planejamento de tempo e tarefas.

Já falei da estrutura da aula, de como organizar o tempo, agora é a hora da organização das tarefas. Cada aluno tem um tempo diferente do outro, assim é óbvio que nem todos vão terminar as atividades na mesma hora.

Os alunos que finalizam as atividades antes de todos ficam com tempo OCIOSO e acabam procurando algo para fazer, e quase sempre o que eles procuram fazer atrapalha os demais que ainda estão fazendo a lição.

Então é preciso você ter um cinto de utilidades ou caixa do tesouro, chame como quiser,  cheio de jogos, cartelas, atividades já estruturadas para o aluno ocupar aquele tempo com trabalho.

Para os alunos das séries iniciais mantenha uma caixa  ou várias contendo jogos com letras, sílabas, alfabetos móveis, pequenos quebra-cabeças de letras, jogo da memória, e muitos rótulos para colagem .  Dependendo da série mantenha também cruzadinhas e joguinhos envolvendo as 4 operações básicas de matemática.

Já para o Fundamental II e Médio mantenha folhas de gibis ou  HQs com os balões em branco para que os alunos criem os textos. Mantenha também, pequenos  artigos com assuntos da atualidade , bem como jogos de raciocínio e desafio mental.

As possibilidades são infinitas, basta levantar as necessidades e interesses dos alunos e traçar os SEUS objetivos, assim todos ganham, e ninguém fica desocupado na sala de aula.

Fonte:ww.sosprofessor.com.br
Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

Um comentário:

  1. sou professora de matematica e me sinto meio encurralada pelos alunos, minha turma é grande e estou com dificuldades de organizar tempo para tabuada entre outras coisas que os deixem oculpados e isso faz com que os outros fiquem na maior bagunça, não sei como agir, sou nova no ramo estou sofrendo muito, não tenho muita criatividade, gostaria de uma ajudinha se for possivel , obrigada.

    ResponderExcluir