sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lições de vida relaxantes para quem não quer se estressar


Pequenas mudanças fazem grande diferença quando o assunto é levar uma vida mais tranquila. Se você adotar estas dicas diariamente, sentirá menos estresse e provavelmente se manterá saudável com o passar dos anos - a tranquilidade aumenta a expectativa de vida.

Pensando nisso, lveja 10 dicas perfeitas encontradas no livro "1001 maneiras de relaxar", de Susannah Marriott, da PubliFolha... Com elas, você vai relaxar até quando o chefe estiver pegando no seu pé ou as crianças estiverem virando a casa de cabeça para baixo.

1- Respeite seus valores: O que você quer da vida? Pense nos seus valores espirituais. A sua vida está de acordo com eles? Se não, o que você pode mudar para que isso aconteça?

2- Movimente a cabeça: Nós passamos a vida olhando para baixo - metafórica e literalmente. Olhe para a frente e algumas vezes para cima, a fim de relaxar a postura, liberar a tensão dos ombros e das costas e interagir com a natureza e as pessoas.

3- Crie o caos: Assuma riscos, jogue a cautela para cima e dê uma mexida nas coisas de vez em quando para se lembrar de que é um ser perceptivo.

4- Aprenda coisas novas: Aprenda uma habilidade nova a cada ano, ouça algo novo, vá a uma exposição todo mês, cumprimente uma pessoa desconhecida toda semana e use uma palavra nova todos os dias.

5- Crie momentos especiais: Tente encontrar momentos de felicidade em tarefas que achar irritantes.

6- Apenas respire: Em momentos de estresse, feche os olhos, coloque as mãos no abdômen e acompanhe sua respiração à medida que as mãos sobem e descem. Não faça mais nada com o corpo ou a mente.

7- Exercite-se: Apenas meia hora diária de exercícios físicos que nos deixem levemente ofegantes protege o corpo, a mente e o coração das conseqüências negativas do estresse.

8- Seja receptivo: Abra-se ao que a vida tem a oferecer com a meditação dos mudras (gestos das mãos). Sente-se ou ajoelhe-se com os olhos fechados e descanse as mãos gentilmente no colo com as palmas voltadas para cima, em leve formato de concha, com uma mão dentro da outra, os dedos alinhados e os polegares se tocando (imagine um grão de arroz entre eles), de forma a adotarem uma forma oval em frente ao umbigo. Essa postura nos deixa mais abertos e em paz absoluta.

9- Desligue o cérebro: Quando sua mente estiver cansada, deixe que o corpo assuma o controle fazendo algo que não precise ser aprendido com o intelecto, mas sim intuído. Brincar de bambolê ou pular corda são bons exemplos. Avaliar-se diante de algo real leva à verdadeira serenidade.

10- Onde é o seu lar?: Pare de fugir de casa à noite e nos fins de semana. Defina onde é o seu lar e viva nele. Procure saber quem dorme do outro lado da rua e quem são os donos de lojas, cafés e escolas. Ande a pé e informe-se conversando com as pessoas e visitando bibliotecas. As comunidades são mais acolhedoras quando vivemos com vizinhos em vez de desconhecidos.

Enfim, curta a vida sem muito estresse...

Uma família parecida com a gente

Cada bicho tem uma família diferente. Neste ponto, eles parecem com a gente.

Quando a gazela tem seus filhotes, ela fica com eles o dia inteiro. É o macho quem sai e traz comida para toda a família.

É como a família do André. Ele têm três irmãos. A mãe dele não trabalha fora, fica em casa cuidando dos filhos. O pai dele vai trabalhar todos os dias e só volta à noite.

O tio do André tem muitos cachorros. No começo, só tinha dois: a Lady e o Sultão.

Primeiro, a Lady e o Sultão tiveram quatro filhotes. O tempo passou, os filhotes cresceram. Lady e Sultão continuavam morando no mesmo quintal. Mas não gostavam mais de ficar juntos.

Mais tarde, o tio do André ganhou mais dois cachorros: o Totó e a Filó.

E sabem o que aconteceu?

A Lady se casou com o Totó e o Sultão com a Filó.

A Lady e Totó tiveram mais três filhotes.

Sultão e Filó tiveram mais dois.

Hoje, cada um tem sua casa no quintal da casa do tio do André. Eles se encontram a toda a hora, mas ninguém briga. São todos amigos.

Eles se parecem com a família do Pedro.

O pai e a mãe do Pedro se casaram e o Pedro nasceu. Tempos depois, eles se separaram.

Mais tarde, a mãe do Pedro casou-se de novo com o Olavo e teve uma filha: a Julinha.

O pai do Pedro casou-se com a Dorotéia e nasceu o Henrique.

Todos eles moram no mesmo bairro.

Pedro gosta muito de Julinha e de Henrique, seus meio-irmãos.

Perto da casa do Pedro tem uma árvore com um ninho de passarinho.

Ele viu quando a passarinha e o passarinho fizeram o ninho juntos. Depois, a passarinha saía todo o dia para buscar comida para eles. Depois, ela voltava, os alimentava, cuidava deles e os aninhava debaixo das asas para que dormissem no macio.

A família dos passarinhos é como a do Eduardo e da Cris.

O pai e a mãe deles se separaram. Os dois moram com a mãe.

A mãe do Eduardo e da Cris trabalha fora. Ela sai de casa todo dia bem cedo e só volta à tardinha.

Quando ela chega, abraça os filhos, cuida deles e os bota para dormir.

O Eduardo e a Cris moram em uma casa com quintal e têm uma gata chamada Mimi.

Mimi conheceu um gato, ficou grávida e teve cinco gatinhos. O gato sumiu pelos telhados e conheceu outra gata. Mas sempre volta para visitar Mimi.

A história de Mimi e seus filhotes é parecida com a de Carla e sua filha Renata.

Carla e o marido se separaram quando Renata ainda era bebê. O pai de Renata casou-se de novo com outra mulher e teve outros filhos.

Mas sempre visita Carla e Renata. Ele gosta muito de sua filha e a leva para passear todos os domingos.

Num desses passeios, ele levou Renata ao Jardim Zoológico. Lá, ela viu as emas.

Seu pai explicou que, quando as emas ficam grávidas, elas botam seus ovos no ninho e vão embora. Quem fica chocando os ovos e cuida dos filhotes depois que eles nascem é o macho.

É como aconteceu com o Felipe e a Luiza. Quando os pais deles se separaram, Felipe e Luiza ficaram morando com seu pai. É ele quem cuida dos dois, leva para a escola, dá banho e jantar.

Um dia, o pai de Felipe e Luiza levou para casa um vídeo sobre leões.

Eles viram que, depois que nascem os filhotes, o leão e a leoa saem juntos para caçar. Os leõezinhos não ficam sozinhos porque eles vivem em bandos. Tem sempre algum adulto por perto para cuidar deles e outros filhotes para brincar.

A família dos leões é como a da Ana e da Alice. O pai e a mãe delas trabalham fora.

Enquanto eles estão na rua, as meninas ficam na escola, junto com outras crianças e pessoas que cuidam delas.

À noite, o pai e a mãe voltam para casa. Todos jantam e ficam juntinhos até a manhã seguinte, quando começa tudo de novo.

Ainda existem muitos outros bichos no mundo, com famílias diferentes.

E sua família? Com qual se parece?

Com alguma dessas? Com mais de uma? Com nenhuma?

Se não tiver um bicho para ela, procure ou invente.

Afinal, sempre tem uma família que parece com a gente.


Fonte:
Autora:Rosa Amanda Strausz

Texto para reunião de pais e mestres

O que os pais poderiam fazer para transformar o filho num verdadeiro homem, livre e responsável.




1. Não dê à criança tudo quanto ela queira.

Desde pequena a criança deve aprender a ouvir um não. Aprendendo agora a dizer um não ao lícito, mais tarde ela saberá dizer também não ao ilícito.



2. Aponte os erros que seu filho comete.

Quando ele se embrenha nas sendas do mal, mostre o caminho do bem.Nos momentos de perplexidade, esclareça sua dúvida.Ensine e ajude seu filho a escolher entre o certo e o errado, entre o bem e o mal. Ajude-o a seguir o caminho do bem abraçando sempre a verdade.



3. Dê a seu filho também uma educação espiritual.

Seu filho não é apenas corpo e sensibilidade, mas possui também uma essência não física; uma essência que precisa conhecer e amar as forças superiores da natureza. Se ele perder a confiança no supremo, se perder o sentido da vida, se desconhecer o destino imortal do homem, se não esperar mais nada para depois da morte, só lhe resta um caminho a seguir: gozar a vida no momento presente e, para isto, irá servir-se de todos os meios, bons e maus, proibidos ou permitidos.Um homem que não nutre esta essência é uma caricatura humana.Um homem que não enxerga o eterno é um homem morto antes do tempo.



4. Não confunda as coisas...Quando seu filho deixar espalhados pelo chão roupas, sapatos, livros, brinquedos, faça-o apanhá-los.

Mas faça como amor, bondade e carinho e não de maneira agressiva ou irritada. Com gritos nunca se educa uma criança. Educa-se com energia, amor, carinho, bondade e compreensão.



5. Não brigue nem discuta na presença do filho.

Quando os pais discordarem ou se desentenderem, procurem evitar a discussão diante dos filhos. Falem e discutam a sós.Brigas e discussões na presença dos filhos, além do mau exemplo que os pais dão, provocam na alma da criança conflitos de ordem emocional irreversíveis e muitas vezes de graves conseqüências.A harmonia e união entre os pais revertem em benefício para os próprios filhos.



6. Não dê a seu filho quanto dinheiro ele pedir.

Quem não se contenta com pouco, nem o muito o satisfará jamais. O dinheiro fácil na mão do seu filho abre caminho para muitos erros, pois a riqueza mal empregada abre as portas do mal. Seu filho deve aprender quanto custa ganhar dinheiro. Se desde pequeno ele não sabe quanto custa o dinheiro, ele só deseja uma coisa na vida: ganhar muito dinheiro com o mínimo de esforço e gozar o máximo a vida.Dinheiro fácil nas mãos do seu filho leva-o a confiar mais no poder da moeda do que em sua força de vontade, em sua dignidade moral e capacidade intelectual.Faça com que seu filho mereça o dinheiro que recebe.



7. Não satisfaça todos os desejos e caprichos do seu filho em matéria de comida, bebida e conforto.

Ele deve aprender a fazer sacrifício, a renunciar um gosto pessoal, a dizer um não a um capricho e deixar de ser voluntarioso. O comodismo enterra todas as aspirações humanas e é o maior obstáculo do progresso. Formar a vontade do filho não é fazer todas as suas vontades.Forme a vontade dele para que rejeite sempre o mal e queira sempre só o bem.



8. Quando seu filho entrar em conflito com professores, polícia, vizinhos e colegas, não tome seu partido sem antes examinar bem o fato e ver de que lado está a razão.

Um erro é tomar sempre o partido do filho apenas por ser filho, sem procurar saber a origem do conflito e ver com quem está a razão.É preciso ver, analisar, julgar e dar razão para quem a merece.Não é somente o filho do vizinho que pode errar; o seu também está sujeito ao erro.Ninguém é perfeito; seu filho também está dentro desta regra.Seja justo e dê razão a quem tem de fato.



9. Olhos Abertos significa atenção...

Quando ele entrar numa contenda mais séria, não o desculpe com estas palavras: "Ele sempre foi impossível; ele é assim mesmo." Isto fará com que seu filho permaneça no erro e abrirá caminho para faltas mais graves, pois ele sabe que pode contar sempre com a cumplicidade indulgente dos pais. A indulgência excessiva é sempre cúmplice do crime. Seja indulgente, mas sempre dentro da ordem, da energia bondosa e da disciplina.



10. Não faça comparações das virtudes e dotes do seu filho em relação aos outros.

Fazendo isto, você estará implantando nele o vírus da intolerância, a discriminação pessoal e social, e o menosprezo pelos demais.Um elogio deve ser feito de maneira discreta, a sós, e com muito cuidado.Os pais, costumam rotular os filhos de acordo com sua própria conveniência, e isto abre espaço para que vejam nos filhos, qualidades que muitas vezes não possuem, causando frustrações nos mesmos com o tempo.



11. Qualquer tipo de vício é prejudicial para os adultos e muito mais às crianças.

Se tiver algum vício, lute para livrar-se dele, e o faça diante do seu filho, sempre demonstrando a ele os malefícios do mesmo e sua luta pela liberdade. Sua criança não merece compartilhar de um capricho danoso como o seu. Se você tem amor de fato por ele, livre-se do vício, só, e apenas desse modo, poderá lhe cobrar mais tarde com eficiência, caso ele se caia numa dessas armadilhas.Para o filho, o exemplo de probidade dado pelo pai é mais importante do que todas as opiniões que ele vai encontrar pelo resto da sua vida.



12. Feito tudo isso, prepare-se para uma vida de harmonia, alegrias e felicidade. É o seu merecido destino.

( Frei Anselmo) "Ajude seu Filho a ser Feliz"

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Jogos com rimas

Ideias para lembrancinha para dar aos alunos



Ideias retiradas da Internet.

Desenhando com os dedos

Essa técnica é sensacional!!!!!

Caderno de textos



Sugestão: Esses textos poderão ser utilizados de diversas formas, interpretação textual, explorar a leitura com alunos do 1º e 2º ano, inclusive no caderno de texto, portfólio, dentre outras tantas formas.
Esses e outros textos estão disponíveis no picasa (clique na lateral do blog - onde está disponível o link de acesso) e também no grupo Pedagógiccos.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Fale bem da escola para o seu filho

Fale sempre bem da escola para criar em seu filho uma expectativa positiva em relação aos estudos.




Abrace-o e deseje coisas boas a ele quando estiver de saída para a aula.



Na volta, procure saber como foi o dia dele, o que aprendeu e como se relacionou com todos.

Conheça o professor e converse com ele sobre a criança e o trabalho dela na escola.

Em caso de notas baixas, não espere ser chamado: vá à escola para saber o que está acontecendo.

Mantenha uma relação de respeito, carinho e consideração com todos os professores.

Resolva diretamente os problemas entre você, seu filho e o professor e só recorra a outros em último caso.



Crie o hábito de observar os materiais escolares e ajude nas lições de casa.

Quando seu filho estiver com problemas, compartilhe-os com a escola sem omitir fatos nem julgar atitudes.



Comente com amigos e parentes os êxitos escolares dele, por menores que sejam, para reforçar a auto-estima e a autoconfiança.