sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lições de vida relaxantes para quem não quer se estressar


Pequenas mudanças fazem grande diferença quando o assunto é levar uma vida mais tranquila. Se você adotar estas dicas diariamente, sentirá menos estresse e provavelmente se manterá saudável com o passar dos anos - a tranquilidade aumenta a expectativa de vida.

Pensando nisso, lveja 10 dicas perfeitas encontradas no livro "1001 maneiras de relaxar", de Susannah Marriott, da PubliFolha... Com elas, você vai relaxar até quando o chefe estiver pegando no seu pé ou as crianças estiverem virando a casa de cabeça para baixo.

1- Respeite seus valores: O que você quer da vida? Pense nos seus valores espirituais. A sua vida está de acordo com eles? Se não, o que você pode mudar para que isso aconteça?

2- Movimente a cabeça: Nós passamos a vida olhando para baixo - metafórica e literalmente. Olhe para a frente e algumas vezes para cima, a fim de relaxar a postura, liberar a tensão dos ombros e das costas e interagir com a natureza e as pessoas.

3- Crie o caos: Assuma riscos, jogue a cautela para cima e dê uma mexida nas coisas de vez em quando para se lembrar de que é um ser perceptivo.

4- Aprenda coisas novas: Aprenda uma habilidade nova a cada ano, ouça algo novo, vá a uma exposição todo mês, cumprimente uma pessoa desconhecida toda semana e use uma palavra nova todos os dias.

5- Crie momentos especiais: Tente encontrar momentos de felicidade em tarefas que achar irritantes.

6- Apenas respire: Em momentos de estresse, feche os olhos, coloque as mãos no abdômen e acompanhe sua respiração à medida que as mãos sobem e descem. Não faça mais nada com o corpo ou a mente.

7- Exercite-se: Apenas meia hora diária de exercícios físicos que nos deixem levemente ofegantes protege o corpo, a mente e o coração das conseqüências negativas do estresse.

8- Seja receptivo: Abra-se ao que a vida tem a oferecer com a meditação dos mudras (gestos das mãos). Sente-se ou ajoelhe-se com os olhos fechados e descanse as mãos gentilmente no colo com as palmas voltadas para cima, em leve formato de concha, com uma mão dentro da outra, os dedos alinhados e os polegares se tocando (imagine um grão de arroz entre eles), de forma a adotarem uma forma oval em frente ao umbigo. Essa postura nos deixa mais abertos e em paz absoluta.

9- Desligue o cérebro: Quando sua mente estiver cansada, deixe que o corpo assuma o controle fazendo algo que não precise ser aprendido com o intelecto, mas sim intuído. Brincar de bambolê ou pular corda são bons exemplos. Avaliar-se diante de algo real leva à verdadeira serenidade.

10- Onde é o seu lar?: Pare de fugir de casa à noite e nos fins de semana. Defina onde é o seu lar e viva nele. Procure saber quem dorme do outro lado da rua e quem são os donos de lojas, cafés e escolas. Ande a pé e informe-se conversando com as pessoas e visitando bibliotecas. As comunidades são mais acolhedoras quando vivemos com vizinhos em vez de desconhecidos.

Enfim, curta a vida sem muito estresse...

Nenhum comentário:

Postar um comentário