sábado, 18 de abril de 2009

Fases do grafismo

Garatuja


Faz parte da fase sensório-motora ( 0 a 2 anos) e parte da fase pré-operacional (2 a 7 anos). A criança demonstra extremo prazer nesta fase. A figura humana é inexistente ou pode aparecer da maneira imaginária. A cor tem um papel secundário, aparecendo o interesse pelo contraste, mas não há intenção consciente. Pode ser dividida em:

Desordenada:

Desordenada: movimentos amplos e desordenados. Com relação a expressão, vemos a imitação "eu imito, porém não represento". Ainda é um exercício.


Controlada ou Ordenada:

Controlada ou Ordenada: movimentos longitudinais e circulares; coordenação viso-motora. A figura humana pode aparecer de maneira imaginária, pois aqui existe a exploração do traçado; interesse pelas formas.
Os rabiscos seguem o limite do papel

Identificada:

Mudança de movimentos; formas irreconhecíveis com significado; atribui nomes, conta histórias. A figura humana pode aparecer de maneira imaginária, aparecem sóis, radiais e mandalas. A expressão também é o jogo simbólico.
Os rabiscos ganham nome: papai, nenê, mamãe


Pré-esquemático


Dentro da fase pré-operatória, aparece a descoberta da relação entre desenho, pensamento e realidade. Quanto ao espaço, os desenhos são dispersos inicialmente, não relaciona entre si. Então aparecem as primeiras relações espaciais, surgindo devido à vínculos emocionais.
A figura humana, torna-se uma procura de um conceito que depende do seu conhecimento ativo, inicia a mudança de símbolos.
Quanto a utilização das cores, pode usar, mas não há relação ainda com a realidade, dependerá do interesse emocional.

  • Boneco girino - Tem início o desenho da figura humana, com braços e pernas que saem da cabeça. Mais adiante, os membros saem do corpo.
  • Exagero - Não há proporção nem perspectiva. As figuras são grandes ou pequenas demais.
  • Omissão - Faltam partes do corpo ou do rosto. Um braço pode ser mais comprido que o outro.
  • Justaposição - As figuras são misturadas na folha, sem linha de base (chão e céu). Não há organização espacial. O sol pode surgir na parte de baixo.


Esquemático


Faz parte da fase das operações concretas (7 a 10 anos).
Experiências novas são expressas pelo desvio do esquema.
Quanto ao espaço, é o primeiro conceito definido de espaço: linha de base.
Já tem um conceito definido quanto a figura humana, porém aparecem desvios do esquema como: exagero, negligência, omissão ou mudança de símbolo.
Aqui existe a descoberta das relações quanto a cor; cor-objeto, podendo haver um desvio do esquema de cor expressa por experiência emocional.


Realismo


Também faz parte da fase das operações concretas, mas já no final desta fase.
Existe uma consciência maior do sexo e autocrítica pronunciada.
Na figura humana aparece o abandono das linhas.
As formas geométricas aparecem.
Maior rigidez e formalismo.
Acentuação das roupas diferenciando os sexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário